Como fazer o DNI para o bebê

Como fazer o DNI para o bebê

Olá leitora, como vai? Hoje, vou compartilhar com você informações importantes sobre como fazer o DNI para o seu bebê aqui na Espanha. Se você é mãe de primeira viagem, pode ser que ainda não tenha ouvido falar sobre esse documento, mas ele é fundamental para o seu filho desde os primeiros anos de vida. Por isso, vamos entender juntas tudo sobre o DNI e como obtê-lo para o seu pequeno.

O que é o DNI e por que é importante?

O DNI, ou Documento Nacional de Identidade, é um documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos espanhóis a partir dos 14 anos de idade. Ele é emitido pelo governo e contém informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, local de residência, entre outros. É como um RG brasileiro, mas com algumas diferenças.

Esse documento é importante pois é necessário para realizar diversas atividades na Espanha, desde abrir uma conta bancária até viajar para outros países da União Europeia. Além disso, é uma forma de garantir a identidade e cidadania do indivíduo, facilitando o acesso a serviços e benefícios públicos.

Como fazer o DNI para o bebê?

Para fazer o DNI para o seu bebê, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, é preciso agendar um horário na Delegação de Polícia Civil mais próxima da sua residência. Você pode fazer isso pessoalmente ou pelo site da Polícia Nacional, através do link https://www.dnielectronico.es/PortalDNie/. É importante lembrar que o bebê deve estar presente no dia do agendamento.

No dia marcado, você deve comparecer à delegação com os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento original do bebê, com data de emissão de até 6 meses;
- Original e cópia do DNI dos pais;
- Original e cópia do passaporte dos pais;
- Duas fotos 3x4 do bebê, com fundo branco e sem sorrir.

Caso o bebê seja menor de 1 ano, não é necessário fazer a coleta de digitais. O próprio agente da polícia irá preencher os dados no sistema e, em seguida, você receberá um documento provisório que servirá como DNI até a emissão do definitivo.

Quanto custa e quanto tempo leva para fazer o DNI do bebê?

O custo do DNI para bebês é de 10,60 euros. Além disso, é necessário pagar uma taxa de 12,00 euros para a emissão do documento definitivo, que pode ser feita por transferência bancária ou em dinheiro no momento do agendamento. O prazo para a emissão do DNI definitivo é de aproximadamente 30 dias, mas o documento provisório pode ser usado até lá.

É importante ressaltar que o DNI deve ser renovado a cada 5 anos, até que o bebê complete 14 anos. A partir dessa idade, o documento passa a ser permanente e a renovação só é necessária em caso de perda, roubo ou mudança de dados.

Algumas curiosidades sobre o DNI

- O número do DNI é composto por 8 dígitos e uma letra, que corresponde ao dígito de controle;
- Desde 2006, o DNI é emitido com um chip eletrônico, que contém os dados pessoais do cidadão e a assinatura digital;
- A primeira emissão do DNI é gratuita;
- O DNI pode ser usado como assinatura eletrônica em documentos e transações online;
- O número do DNI é único e intransferível, ou seja, não pode ser alterado ou trocado com outras pessoas.

Dicas para não ter problemas com o DNI

- Não deixe para fazer o DNI do seu bebê em cima da hora. Agende o quanto antes para evitar contratempos;
- Certifique-se de ter todos os documentos necessários antes do agendamento;
- Verifique se as fotos do bebê estão dentro dos padrões exigidos;
- Ao receber o documento provisório, guarde-o em um local seguro até a emissão do definitivo;
- Caso ocorra algum problema com o DNI, entre em contato com a Polícia Nacional para resolver a situação.

Conclusão

O DNI é um documento essencial para o seu bebê aqui na Espanha. Por isso, é importante estar atenta aos prazos e procedimentos para obtê-lo. Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você e que agora você saiba como fazer o DNI para o seu filho sem complicações. Lembre-se sempre de mantê-lo atualizado e em um local seguro. Até a próxima!

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tu valoración: Útil

Go up