Crianças altamente sensíveis: características e como tratá -las

Crianças altamente sensíveis: características e como tratá -las

Olá, querido leitor! Se você é pai, mãe, ou está prestes a ser, provavelmente já ouviu falar sobre crianças altamente sensíveis. Talvez você até tenha uma em casa e esteja buscando entender mais sobre o assunto. Por isso, neste post vamos falar sobre as características e como tratar essas crianças tão especiais.

Quando não se sabe o que é alta sensibilidade, é difícil entender. De fato, pais e mães que têm crianças altamente sensíveis sentem que seus filhos e filhas são "complicados". Eles acreditam que reclamam muito ou que estão curiosos sobre coisas que outras crianças não têm. O que para os pais pode ser insignificante, para uma criança altamente sensível, pode ser um motivo constante de tensão emocional.

Mas afinal, o que é alta sensibilidade? De acordo com a psicóloga Elaine Aron, que cunhou o termo em seu livro "The Highly Sensitive Person" (A Pessoa Altamente Sensível), a alta sensibilidade é um traço de personalidade presente em aproximadamente 15 a 20% da população. Pessoas altamente sensíveis têm um sistema nervoso mais sensível e reagem de forma mais intensa a estímulos externos, como barulhos, luzes, cheiros e emoções.

Agora que já sabemos o que é alta sensibilidade, vamos falar sobre as características dessas crianças e como tratá-las de forma adequada. Afinal, é importante que os pais e cuidadores entendam como seus filhos percebem o mundo e saibam como lidar com suas emoções e comportamentos.

1. São muito perceptivas
Crianças altamente sensíveis são extremamente perceptivas. Elas notam pequenos detalhes que passam despercebidos para outras crianças. Por isso, é comum que elas fiquem sobrecarregadas em ambientes com muitos estímulos, como festas ou lugares muito barulhentos.

2. Têm uma grande empatia
As crianças altamente sensíveis são muito empáticas e conseguem se colocar no lugar do outro com facilidade. Elas são sensíveis às emoções dos outros e podem se sentir afetadas por elas. Por isso, é importante ensiná-las a lidar com essas emoções e ajudá-las a entender que não são responsáveis pelos sentimentos dos outros.

3. São criativas e imaginativas
Essas crianças têm uma imaginação muito fértil e adoram brincar e criar histórias. Elas costumam ter uma grande sensibilidade artística e se expressam através da arte, seja desenhando, pintando ou escrevendo.

4. Precisam de tempo para se adaptar a novas situações
Crianças altamente sensíveis precisam de mais tempo para se adaptar a novas situações. Elas podem ficar mais ansiosas ou inseguras em ambientes desconhecidos, mas quando se sentem seguras e confortáveis, costumam se soltar e se divertir como qualquer outra criança.

5. São muito detalhistas
Essas crianças são observadoras e notam pequenos detalhes que passam despercebidos para outras pessoas. Por isso, é comum que elas demorem mais para terminar suas tarefas, pois querem fazer tudo com perfeição.

6. Têm uma grande capacidade de se concentrar
Crianças altamente sensíveis conseguem se concentrar em atividades que gostam por um longo período de tempo. Elas são muito focadas e podem se perder em suas próprias atividades, esquecendo do mundo ao seu redor.

7. Podem ser mais emocionais
Por terem uma sensibilidade maior, essas crianças tendem a ser mais emocionais e podem ter reações mais intensas em determinadas situações. Por isso, é importante ensiná-las a expressar suas emoções de forma saudável e a lidar com elas de maneira adequada.

8. Não gostam de mudanças bruscas
Assim como precisam de tempo para se adaptar a novas situações, crianças altamente sensíveis não gostam de mudanças bruscas. Elas preferem ter rotinas estabelecidas e ficam mais confortáveis quando sabem o que vai acontecer ao seu redor.

9. São perfeccionistas
Devido à sua capacidade de perceber pequenos detalhes, essas crianças podem ser perfeccionistas e se frustrar quando não conseguem atingir seus próprios padrões. É importante ensiná-las que é normal cometer erros e que eles fazem parte do aprendizado.

10. Precisam de tempo sozinhas
Crianças altamente sensíveis podem ficar sobrecarregadas com muitas atividades e estímulos externos. Por isso, é importante que elas tenham um tempo sozinhas para descansar e recarregar suas energias.

Agora que já sabemos quais são as características das crianças altamente sensíveis, vamos falar sobre como tratá-las de forma adequada.

1. Compreenda seu filho
O primeiro passo para lidar com uma criança altamente sensível é entender seu filho. Converse com ele, escute suas necessidades e tente se colocar no lugar dele.

2. Respeite seu ritmo
É importante respeitar o ritmo da criança e não forçá-la a fazer algo que ela não se sinta confortável. Se ela precisar de mais tempo para se adaptar a uma nova situação, dê a ela esse tempo.

3. Ajude a expressar suas emoções
Ensine seu filho a expressar suas emoções de forma saudável e a lidar com elas. Mostre que é normal sentir raiva, tristeza ou medo, e que ele pode contar com você para lidar com essas emoções juntos.

4. Estabeleça rotinas
Crianças altamente sensíveis se sentem mais seguras em ambientes com rotinas estabelecidas. Por isso, é importante manter horários regulares para as atividades, como refeições e hora de dormir.

5. Dê um tempo sozinho
Quando perceber que seu filho está sobrecarregado, dê a ele um tempo sozinho para descansar e recarregar suas energias. Isso pode ser uma pausa para ler um livro, desenhar ou simplesmente ficar em um lugar calmo.

6. Elogie e incentive
É importante elogiar e incentivar seu filho, principalmente quando ele estiver tentando algo novo. Mostre que você está orgulhoso dele e que a tentativa já é uma conquista.

7. Não tente mudá-lo
Crianças altamente sensíveis não precisam ser mudadas, elas precisam de compreensão e aceitação. Não tente mudar seu filho, mas sim ajudá-lo a lidar com suas características de forma positiva.

8. Crie um ambiente calmo
Se você sabe que seu filho é sensível a barulhos e estímulos externos, tente criar um ambiente calmo em casa. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo e confortável.

9. Seja um exemplo
Lembre-se que as crianças aprendem com o exemplo dos pais. Por isso, tente ser uma pessoa calma e paciente, para que seu filho possa se espelhar em você.

10. Procure ajuda profissional
Se você está tendo dificuldades em lidar com seu filho, não hesite em procurar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudar tanto a criança quanto os pais a entender e lidar com a alta sensibilidade.

Agora que você já sabe mais sobre crianças altamente sensíveis, é importante lembrar que cada criança é única e pode apresentar características diferentes. O importante é respeitar e compreender seu filho, para que ele possa crescer feliz e saudável. E lembre-se, a alta sensibilidade pode ser um traço de personalidade maravilhoso, que pode trazer muitos benefícios para a vida da criança. Cuide com amor e paciência, e seu filho se tornará uma pessoa incrível!

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tu valoración: Útil

Go up