Por que meu bebê reclama enquanto dorme e o que fazer

Por que meu bebê reclama enquanto dorme e o que fazer

Olá querida leitora,

Neste post vamos falar sobre um tema que pode ser muito comum para muitas mães e pais de primeira viagem: os bebês que reclamam enquanto dormem. Durante os primeiros meses de um bebê, qualquer manifestação de reclamação, choro ou ruído acende os alarmes, porque sugere que não se sente bem, que está com fome ou que é desconfortável, ainda mais, se isso faz enquanto dorme.

Mas por que isso acontece? E o que podemos fazer para ajudar nossos pequenos a terem um sono mais tranquilo? Continue lendo e descubra tudo sobre esse assunto.

índice

Por que meu bebê reclama enquanto dorme?

Existem diversas razões pelas quais um bebê pode reclamar enquanto dorme. É importante lembrar que, nos primeiros meses de vida, os bebês ainda estão se adaptando ao mundo fora do útero e, por isso, podem apresentar algumas dificuldades para dormir. Algumas das causas mais comuns para o desconforto durante o sono são:

Fome

Os bebês têm um pequeno estômago e precisam se alimentar com frequência, especialmente nos primeiros meses de vida. Por isso, se o seu bebê está reclamando enquanto dorme, pode ser que ele esteja com fome. Nesses casos, o ideal é amamentá-lo ou oferecer uma mamadeira para que ele possa se alimentar e voltar a dormir tranquilamente.

Desconforto

Assim como nós, os bebês também podem sentir desconforto durante o sono. Isso pode ser causado por fraldas sujas, roupinhas apertadas ou até mesmo por causa da posição em que estão dormindo. É importante sempre verificar se o bebê está confortável e fazer os ajustes necessários para que ele possa ter um sono mais tranquilo.

Regurgitação

Os bebês também podem reclamar enquanto dormem por causa da regurgitação, que é comum nessa fase. O refluxo pode ser causado pela imaturidade do sistema digestivo do bebê e pode ser mais frequente durante o sono. Se o seu bebê está reclamando e parece estar engasgado, pode ser que ele esteja regurgitando. Nesses casos, é importante colocá-lo em uma posição mais elevada para ajudar a reduzir o desconforto.

Desenvolvimento dos dentes

A partir dos 4 meses de vida, os bebês começam a desenvolver os primeiros dentinhos. Esse processo pode ser desconfortável e causar incômodo durante o sono, o que pode fazer com que o bebê reclame. Se o seu bebê está na fase de desenvolvimento dos dentes, é importante oferecer mordedores ou outros objetos seguros para que ele possa aliviar a dor.

O que fazer para ajudar o bebê a dormir melhor?

Agora que já sabemos algumas das possíveis causas para o desconforto durante o sono, vamos ver o que podemos fazer para ajudar nossos bebês a dormirem melhor.

Estabeleça uma rotina de sono

É importante que os bebês tenham uma rotina de sono estabelecida, com horários regulares para dormir e acordar. Isso pode ajudar a criar um padrão de sono e fazer com que o bebê se sinta mais seguro e confortável durante a noite.

Crie um ambiente tranquilo

O ambiente em que o bebê dorme também é muito importante. Certifique-se de que o quarto esteja escuro, silencioso e na temperatura adequada para o sono. Algumas mães também optam por utilizar um ruído branco, como o som de um ventilador, para ajudar a acalmar o bebê.

Amamente ou ofereça mamadeira antes de dormir

Como já mencionamos, os bebês podem reclamar enquanto dormem por causa da fome. Por isso, é importante amamentar ou oferecer uma mamadeira antes de colocá-lo para dormir. Isso pode ajudar a garantir que o bebê esteja bem alimentado e confortável para uma noite de sono.

Coloque o bebê para dormir de barriga para cima

Colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode ajudar a prevenir a regurgitação e o refluxo durante o sono. Além disso, essa posição também é a mais segura para evitar a síndrome da morte súbita do lactente.

Curiosidades sobre o sono dos bebês

Para finalizar, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre o sono dos bebês que podem ser interessantes para as mamães e papais.

  • Os bebês recém-nascidos dormem em média 16 horas por dia;
  • O sono profundo dos bebês é acompanhado por movimentos oculares rápidos, o que indica que eles estão sonhando;
  • Os bebês podem acordar diversas vezes durante a noite, mas isso é normal e faz parte do desenvolvimento deles;
  • Os bebês podem dormir melhor quando estão perto da mãe, pois isso faz com que eles se sintam mais seguros e confortáveis;
  • Com o tempo, os bebês aprendem a se autorregular e a dormir por períodos mais longos.

Esperamos que este post tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre por que os bebês reclamam enquanto dormem e o que podemos fazer para ajudá-los a ter um sono mais tranquilo. Lembre-se de sempre verificar se o bebê está confortável, alimentado e seguro antes de colocá-lo para dormir. Se o desconforto persistir, não deixe de consultar o pediatra para que ele possa avaliar a situação e dar as orientações necessárias.

Gostou do post? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com outras mães e pais que possam se interessar pelo assunto. Até a próxima!

Receitas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tu valoración: Útil

Go up